Alunos da Universidade de Aveiro criaram uma plataforma de georreferenciação vocacionada para actividades ambientais, com aplicação da web 2.0

Este serviço pioneiro está a auxiliar pela Internet o Projecto “Limpar Portugal” para o qual estão mobilizadas milhares de voluntários a 20 de Março próximo em todo o País.

De acordo com os estudantes, a plataforma “3rdBlock” é uma aplicação de geração Web 2.0 que permite a qualquer cidadão indicar a localização exacta de um evento relevante para o meio ambiente que o rodeia, através de um mapa interactivo.

Uma forma de promover programas de educação ambiental utilizando as potencialidades das chamadas redes sociais.

O projecto académico dos alunos de Engenharia dos Computadores e Telemática e de Novas Tecnologias da Comunicação foi adoptado como plataforma oficial de georreferenciação de lixeiras do projecto nacional “Limpar Portugal”.

À semelhança de aplicações populares como o YouTube o da Wikipedia, o sítio www.3rdBlock.net destaca-se pela “possibilidade de serem construídas pelos seus utilizadores”.

Para os criadores do serviço, a Terra deve ser tratada como se fosse o nosso quarteirão (block em inglês).

Os utilizadores da plataforma podem indicar a localização exacta de um ponto relevante para o meio ambiente que o rodeia, utilizando para tal um mapa interactivo.
É possível aceder à aplicação remotamente através de equipamentos móveis com GPS integrado, como o iPhone.

Pretende-se, assim, criar “um autêntico observatório ambiental on-line, feito pela comunidade e para a comunidade”.

O serviço permite a inclusão de objectos multimédia, como fotos ou vídeos.

Os pontos a inserir no mapa podem ser votados pelos utilizadores e organizados num ranking de confiança.

0 comentários:

Enviar um comentário