o design pode salvar os jornais?

Tim Burton - Vincent (legendado em português)

Estória do Gato e da Lua (versão portuguesa) saudades...

web 2.0 Portugal

Página onde pondem encontrar um recolha tem todos os projectos nacionais (Portugal) típicos da Web 2.0.

saber mais

O Digital e o Espaço Físico

Check out this SlideShare Presentation:

e esta hein?!

nokia n97 e a web 2.0

sexto sentido?

CHATROULETTE, o novo fenomeno da internet que está a causar polémica


Chatroulette é um novo serviço criado em Novembro de 2009 pelo o estudante Russo de 17 anos Andrey Ternovskiy, no Chatroulette encontras de tudo, podes encontrar qualquer pessoa no mundo que esteja online no Chatroulette.
Para utilizar o Chatroulette tens de ter pelo menos uma webcam ligada, podes conversar através de texto ou de headset.




vêr mais

Alunos da Universidade de Aveiro criaram uma plataforma de georreferenciação vocacionada para actividades ambientais, com aplicação da web 2.0

Este serviço pioneiro está a auxiliar pela Internet o Projecto “Limpar Portugal” para o qual estão mobilizadas milhares de voluntários a 20 de Março próximo em todo o País.

De acordo com os estudantes, a plataforma “3rdBlock” é uma aplicação de geração Web 2.0 que permite a qualquer cidadão indicar a localização exacta de um evento relevante para o meio ambiente que o rodeia, através de um mapa interactivo.

Uma forma de promover programas de educação ambiental utilizando as potencialidades das chamadas redes sociais.

O projecto académico dos alunos de Engenharia dos Computadores e Telemática e de Novas Tecnologias da Comunicação foi adoptado como plataforma oficial de georreferenciação de lixeiras do projecto nacional “Limpar Portugal”.

À semelhança de aplicações populares como o YouTube o da Wikipedia, o sítio www.3rdBlock.net destaca-se pela “possibilidade de serem construídas pelos seus utilizadores”.

Para os criadores do serviço, a Terra deve ser tratada como se fosse o nosso quarteirão (block em inglês).

Os utilizadores da plataforma podem indicar a localização exacta de um ponto relevante para o meio ambiente que o rodeia, utilizando para tal um mapa interactivo.
É possível aceder à aplicação remotamente através de equipamentos móveis com GPS integrado, como o iPhone.

Pretende-se, assim, criar “um autêntico observatório ambiental on-line, feito pela comunidade e para a comunidade”.

O serviço permite a inclusão de objectos multimédia, como fotos ou vídeos.

Os pontos a inserir no mapa podem ser votados pelos utilizadores e organizados num ranking de confiança.

Identidade no facebook (e outros aplicativos da web 2.0)

Dia 9 Fevereiro - Dia Europeu da Internet Segura

e porque estamos sempre a aprender, mais uma brincadeira :p


cOOliris - Web 2.0 na força toda!!

NOMOFOBIA

É uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar ou se vê incontactável estando em algum lugar sem seu aparelho de celular ou qualquer outro telemóvel. É um termo muito recente, que se origina do inglês: No-Mo, ou No-Mobile,que significa Sem telemóvel. Daí a expressão Nomofobia ou fobia de ficar sem um apararelho de comunicação móvel.
Essa expressão surgiu na Inglaterra, onde mais de 50% da população é possuidora de telemóveis e mais de 13 milhões de britânicos, em pesquisa realizada pelo Instituto YouGov para o Departamento de Telefonia dos Correios britânicos.


in: Wikipedia

Ajude o Haiti jogando FarmVille e Mafia Wars no Facebook



É agora que o Haiti vira um país de primeiro mundo. Para arrecadar fundos para ajudar a nação devastada por um terremoto, a Zynga anunciou o lançamento de itens especiais em seus três populares aplicativos no Facebook: FarmVille, Mafia Wars e Zynga Poker.

São itens que serão vendidos dentro dos jogos, e que terão 100% de seu custo revertido para o fundo de ajuda ao Haiti. No FarmVille, são sementes de milho, no Mafia Wars, um tambor haitiano e no Zynga Poker, um pacote de fichas especiais.

Juntos, os três aplicativos tem mais de 40 milhões de usuários diariamente. Em poucas horas, a Zynga afirmou que já arrecadou cerca de US$ 1.2 milhão de dólares para o Haiti através da venda de itens sociais virtuais, é mais do que a Cruz Vermelha angariou com doações via SMS, conforme anunciado ontem.

É a economia dos aplicativos e as máquinas de fazer dinheiro da Zynga prestando ajuda social, para aqueles que precisam de uma desculpa virtual para colaborar.

Manual para Professores WEB 2.0

Apple lança o revolucionário iPad



O tão aguardado computador table, totalmente táctil, foi anunciado por Steve Jobs. A versão mais barata custará 499 dólares


Steve Jobs, CEO da Apple, lançou há poucos instantes o iPad, um revolucionário computador, de ecrã totalmente táctil e sem qualquer teclado. É uma espécie de iPhone gigante, com as capacidades técnicas de um computador portátil.


Confirmando os rumores dos últimos dias, trata-se de um aparelho mais leve e mais portátil do que a concorrência de netbooks e que também vai tentar tirar mercado ao iKindle, que é um leitor de livros electrónicos.
O iPad tem tudo o que um iPhone tem, inclusivamente mapas, ligação directa ao iTunes, leitura de páginas de Internet de forma horizontal e vertical, sendo que o seu teclado é táctil, directamente no ecrã. Mas não faz chamadas, é um computador.
As suas dimensões são impressionantes: 1.27 centímetros de espessura, 680 gramas de peso e um ecrã de 9,7 polegadas.
O processador A4, da Apple, tem 1Ghz e virá em opções de 16, 32 e 64 GB. Virá com acelerómetro, bussula, colunas, entrada para microfone, wireless e bluetooth. A bateria terá dez horas de autonomia
Os primeiros vão estar à venda daqui a dois meses com os seguintes preços: 16 GB por 499 dólares, 32 GB por 599 dólares e 64 GB por 699 dólares. Também haverá versões com placas 3G integradas, mas custarão mais 130 dólares cada. Normalmente, os produtos da Apple não fazem cambio, pelo que o mais certo é que na Europa o iPad mais barato custe 499 euros.
Tal como um iPhone, vai poder ter aplicações (inclusivamente jogos) e terá uma loja especial para compra de livros (concorrência directa à Amazon), denominada iBookstore.

in: http://diario.iol.pt/tecnologia/ipad-apple-steve-jobs/1134821-4069.html

Veracidade da pesquisa/Recolha de conteúdos


de certeza que já te aconteceu, fazeres uma pesquisa sobre um tema, e surgirem diferentes versões... e agora, em qual acreditar? o que fazer?
Partilha aqui uma situação caricata que te tenha acontecido. :D

TAP: «caso do Facebook» seguido pelo Ministério do Trabalho


O Ministério do Trabalho garantiu esta segunda-feira que está a acompanhar, através da Autoridade para as Condições do Trabalho, o processo relativo à frequência de cursos de ética na TAP após comentários de pilotos feitos no Facebook.

Saiba os pormenores aqui
«Esta é uma situação que está a ser seguida mas, até ao momento, não houve qualquer denúncia ou queixa», disse à Lusa fonte oficial do gabinete da ministra do Trabalho.

«Neste momento nada podemos adiantar porque podemos estar perante um caso concreto e assim, qualquer informação veiculada pela Autoridade para as Condições de Trabalho, poderia influenciar uma futura acção ou decisão», adiantou a mesma fonte.

in: http://www.tvi24.iol.pt/

o meu "BigBrother" web 2.0


Li algures que uma senhora estava com uma depressão e como tal accionou o seguro e ficou de baixa para tratamento. Acontece que a dita senhora foi de férias e colocou no facebook, imagens dessas mesmas férias, divertida, em festa com os amigos. A seguradora acedeu por meio de diferentes intermediários ao facebook da senhora, e retirou-lhe de imediato o apoio financeiro alegando o seu bem estar com base nessas mesmas imagens. Esta teve de se justificar dizendo que foi a sua psicologa que recomendou essa mesma viagem, no entanto ainda não estava pronta para trabalhar. E esta hein?!

A Apple foi a impulsionadora da web 2.0?



a web2.0 está centrada no utilizador, na facilidade de através de software livre, aceder, produzir ou divulgar conteudos, a conectividade entre pessoas de forma até fortuita.O iphone através das suas aplicações igualmente.
O que pensas sobre o assunto? a Apple foi a impulsionadora da web 2.0?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mulher engravida com a ajuda do iPhone


Uma britânica de 30 anos que estava a quatro anos a tentar engravidar foi finalmente mãe com a ajuda do iPhone, informa o Daily Mail. Segundo a publicação, a mulher já estava a ponderar recorrer a tratamentos de fertilidade ou mesmo a adopção.

Depois de quase perderem a esperança os recentes pais resolveram dar uma oportunidade à tecnologia. Ouviram falar da aplicação do iPhone e depois do marido lhe oferecer o telemóvel no 30º aniversário, fizeram o download. A aplicação permite calcular o período mais fértil da mulher através da introdução diária da temperatura do corpo.

Após dois meses de tentativas, a mulher finalmente engravidou. Na passada sexta-feira a mãe deu à luz uma menina que nasceu no exacto dia que a aplicação previu.


«Eu escrevi «ficar grávida» e fiz o download de cinco aplicações», disse a mãe ao The Sun.


Análise - Google Trends sobre a web 2.0


go2web2.0



desafio-vos a visitar e explorar o http://www.go2web20.net/, entrem no presente/futuro [ehehehhe], o que seria de nós HOJE sem a web. Um presente que nos dá vida ou que nos pode fazer desaparecer, pensem nisso...

Blogger vs Wordpress vs Typepad vs blogware vs movable type




O Blogger.com é um serviço gratuito que promete colocá-lo na blogosfera em menos de 10 minutos. Na verdade o serviço consegue fazê-lo, e pese embora seja gratuito, oferece um vasto leque de funcionalidades que neste momento são mais que suficientes para quem pretende simplesmente introduzir-se no mercado e começar a bloggar por prazer.


Um dos maiores problemas do Blogger é a falta de categorização dos seus conteúdos, e também a necessidade a que obriga, de conhecer um pouco de HTML e CSS para puder exercer alterações no layout do seu template.

O Blogger é um dos serviços mais simples para quem pretende colocar um blog online rapidamente e não se preocupar com a customização dos seus templates. Ainda assim o blogger é uma ferramenta de grande nível para quem não pretende investir e está com alguma pressa em colocar projectos novos online. Na verdade ele oferece tudo gratuitamente, em servidores Google de qualidade, não necessitando de um único cêntimo de investimento.




O Wordpress é na nossa opinião a plataforma ideal para todos aqueles que equacionam bloggar a sério no futuro e/ou de uma forma profissional. É também a plataforma por excelência para todos os que não pretendem perder nenhuma funcionalidade nos dias de hoje.
A plataforma oferece URLs amigáveis, que se tornam bastante úteis ao nível da optimização para motores de busca. Os comentários são extremamente interessantes e oferecem algum nível de moderação, podendo ser eliminados, marcados como spam, ou simplesmente aceites no blog.

Uma das grandes vantagens do Wordpress face a qualquer outro sistema de blogging, é o facto de este oferecer uma vasta gama de plugins. São já milhares os plugins disponíveis para a plataforma, que oferecem um role de opções infinito para quem pretende ter um blog realmente a sério e com um nível de customização fora de série.


A única desvantagem da plataforma é o facto de obrigar a algum conhecimento de HTML, PHP e CSS, caso contrário torna-se complicado customizar templates e tornar o seu blog único. No entanto, existem dezenas de templates de grande qualidade, gratuitos ou pagos, que o ajudam rapidamente a marcar a sua posição no mercado.



O Typepad é uma das plataformas mais utilizadas por jornalistas. Actualmente a plataforma oferece um esquema de mensalidade dividido em cerca de 3 pacotes: Básico, Plus e Pro. A customização de templates é extremamente limitada no nível básico, e extremamente completa no nível Pro. Se por ventura você desenhar ter um blog multi-autor e com algumas das funcionalidades presentes em outros concorrentes, terá seguramente de optar pelo pacote PRO.
O Typepad é actualmente uma opção viável para todos aqueles que pretendem criar um blog rapidamente e ainda assim assegurar alguma customização e exclusividade. Uma vez que a customização é bastante complexa, a plataforma torna-se rapidamente numa opção viável para todos aqueles que pretendem construir um blog rapidamente e não mais se chatearem com esse tipo de teor técnico.



BLOGWARE.COM


A Tucows é a responsável pela plataforma de blogging Blogware, uma plataforma robusta e considerada uma das melhores do mercado ao nível de conteúdo e customização. No entanto, o Blogware é extremamente complicado de customizar, mesmo para quem tem alguns conhecimentos de HTML. Uma das vantagens da plataforma é que oferece um painel de controlo extremamente robusto, capaz de o ajudar a configurar o seu template sem sequer necessitar de editar ficheiros.


Comprar uma licença do Blogware é na verdade um processo um pouco diferente do que está habituado. Para adquirir um blog terá de o comprar através de um revendedor, pelo que os preços praticados podem variar bastante de empresa para empresa. Um bom revendedor para começar seria seguramente a Blog Harbor, com preços extremamente competitivos.





MOVABLE TYPE.ORG


O MovableType foi construído pela equipa da Six Apart, e é considerada unânimente como a plataforma mais robusta e mais complexa do mercado. Instalar num servidor uma cópia do Movable Type pode tornar-se um processo relativamente complicado.


Esta plataforma oferece um nível de customização e de poder fora do comum. Além de estar baseada em plugins desenvolvidos pela sua comunidade, ela oferece de raíz um painel de controlo excelente e capaz de produzir não só blogs, mas também websites. Considere-a um verdadeiro CMS.


A instalação em servidor, como referi, pode ser penosa, especialmente para todos aqueles que não sabem lidar com servidores de FTP e com upload e download de ficheiros em servidores web. Uma das vantagens é que já existem muitas empresas de alojamento/hospedagem que oferecem instalação gratuita de blogs em Movable Type, por exemplo.


in http://www.escoladinheiro.com/2009/05/07/blogging-para-principiantes-como-escolher-a-melhor-plataforma-para-bloggar/

graphic social media


Geração C ou Y

Geração Conhecimento
Geração Criatividade
Geração Conectividade
Geração Consciente

A partir de 2011 pode começar uma nova revolução. Por volta deste ano os mais velhos dos baby boomers estarão a deixar espaço para a geração X (lembras? Os “xizes” vem depois dos baby-boomers, e depois vem os “ipisilones”) chegar a posições importantes nas grandes empresas.
Boa parte da mão de obra que compõe a força industrial das grandes empresas será formado pelos “ipisilones” e isto pode ser muito bom ou muito mau, já que os “ipisilones” vivem quase numa realidade diferente que os “xizes”, gerando problemas de comunicação e expectativas.
Um bom exemplo desta diferença é que “ipisilones” preferem comunicar através do meio eletronico, já os “xizes” preferem encontros presenciais. E tem mais. Os “ipisilones” esperam ganhar mais, ter horas de trabalho mais flexíveis, mais da metade deles esperam ser promovidos no seu primeiro ano de trabalho…

e na educação?

O irlandês Tim O’Reilly, impulsionador do software livre e fundador da O’Reilly Media, deu o seu depoimento sobre educação na era da web 2.0 para o blog de Steve Hargadon.
A entrevista – em áudio – é muito interessante, aborda vários assuntos, em particular o uso de tecnologia na educação. Para O’Reilly, a grande diferença é que os alunos de hoje não são  consumidores de informação, mas sim produtores de  informação ou conhecimento e compartilham com os outros.
Outro ponto de vista interessante de O’Reilly é que ele não acha uma boa idéia investir nas tecnologias para educação, mas sim, em  salas de aula com menos alunos, para os professores darem um apoio mais  individualizado e obterem melhores resultados.

a web 2.0 e a comunicação publicitária

"aqui puxo a brasa à minha sardinha :)"

de uma forma simples

o que é?

O termo "Web 2.0" foi criado pela empresa O'Reilly media em 2004 e refere-se a uma segunda geração de serviços na Internet com enfâse na colaboração e partilha de informação. O que era um título de uma série de conferências tornou-se um rótulo definidor de uma série de "sites". Mas é também criticado por muitos que o vêem como um mero e vazio truque de "marketing".Segundo Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly media, a Web 2.0 "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".

sobre mim

Este blogue tem como propósito a exploração do tema web 2.0. Este desafio permite-me explorar as ferramentas e conteúdos sobre o tema web 2.0. Irei experimentar as diferentes ferramentas e respectivas personalizações por forma a adquirir competências na rede actual que nos rege. Subscrevi alguns dos blogues que considero interessantes, de modo a poder partilhar neste espaço, as novidades e temas de interesse relacionados. Mediante a informação disponível irei actualizar os conteúdos com a previsão de uma vez semanal, uma vez que considero este tema de extrema importancia ao nivel da rede social e pessoalmente, dada a minha ligação profissional ao design gráfico e multimedia e ao ensino de softwares relacionados. Bem vindos ao meu "nano mini macro world on the web" :p